Um problema comum e que atinge milhões de pessoas, a queda de cabelo é algo que, segundo estudos, ocasiona a perda de cerca de 100 fios de cabelo diariamente.

Quando o número é maior que isso, é preciso avaliar e identificar o que está causando a queda de cabelo e, com um profissional, encontrar o melhor tratamento.

Principais motivos da queda de cabelo

1. Excesso de estresse

Uma das principais causas de queda de cabelo é o excesso de estresse, tanto físico como mental. Isso acontece porque o choque do estresse, após um acidente de trânsito ou após o diagnóstico de uma doença grave, por exemplo, pode trocar o ciclo dos fios do cabelo, fazendo-os cair.

2. Excesso de vitamina A ou B

Embora seja relativamente raro, a presença excessiva de vitaminas A ou do complexo B no corpo pode contribuir para a queda de cabelo. Essa situação é mais frequente em pessoas que estão tomando suplementos com algum desses tipos de vitaminas por muito tempo.

3. Gravidez

A queda de cabelo é relativamente comum em mulheres após o parto, não só devido às alterações hormonais que continuam a acontecer no organismo, mas também pelo estresse do parto. Geralmente, essa queda de cabelo surge nos primeiros 3 meses após o parto e pode durar até 2 meses.

4. Alterações hormonais

Assim como durante ou após a gravidez, as alterações hormonais são uma importante causa de queda de cabelo e podem acontecer em vários momentos da vida, especialmente durante a adolescência. Além disso, mulheres que trocam de pílula ou que começam um novo método anticoncepcional hormonal também podem apresentar queda de cabelo temporária.

5. Anemia

deficiência de ferro causa desordem nutricional e leva a uma queda na concentração de hemoglobina presente nas células do sangue, que é fundamental no transporte de oxigênio. Esse déficit de oxigênio tira a resistência dos fios e causa alterações no couro cabeludo.

6. Uso de antidepressivos e outros remédios

Algumas classes de medicamentos, como os antidepressivos, os anticoagulantes ou os remédios para pressão alta, podem ter o efeito colateral de contribuir para a queda de cabelo, especialmente no início do tratamento ou quando já estão sendo utilizados por muito tempo. Outros remédios que podem ter esse tipo de efeito incluem o metotrexato, o lítio e o ibuprofeno, por exemplo.

7. Problemas intestinais

Zinco, cobre e proteínas asseguram a beleza e firmeza dos fios. Quando o aparelho digestivo não consegue absorver essas substâncias ocorrem as doenças inflamatórias, fazendo com que os fios caiam com maior frequência.

8. Hipotireoidismo

O hipotireoidismo acontece quando a tireoide não está funcionando corretamente e, por isso, vários tipos de hormônios não são produzidos corretamente ou em quantidade suficiente. Alguns deles são muito importantes para o metabolismo e crescimento dos fios de cabelo e, por essa razão, quando estão em falta, podem ser a causa da queda de cabelo.

 

Como tratar a queda de cabelo?

Existem alguns produtos, remédios e suplementos que podem ser utilizados, como:

Sinais de alerta

queda dos fios deve ser observada e caso apareça tufos de cabelo no travesseiro ou quando o cabelo é lavado, esse é um sinal de alerta para procurar um profissional para diagnóstico e tratamento adequado com medicamentos específicos.

Confira nossos kits de tratamento e manutenção conforme o tipo de cabelo para fortalecer os fios com fórmulas de alta tecnologia.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve o Planeta!

Reuse – Reutilize – Recicle

Abrir bate-papo
Como podemos te ajudar ?
Olá,
Podemos ajudá-lo?